Como precificar as mercadorias de um supermercado?

Precificar os produtos é um desafio no seu supermercado? Essa tarefa pode ser complexa, porém, é de suma importância para o garantir a saúde financeira do negócio, além de ser decisivo para os clientes na hora de escolher onde comprar.

Com a grande quantidade de estabelecimentos do mesmo segmento à disposição, a população consegue facilmente comparar os preços antes de realizar uma compra. Mas, para oferecer um preço competitivo sem prejudicar os ganhos da sua empresa, é necessário analisar alguns pontos para precificar corretamente os itens, conforme destacado a seguir:

Avalie custos fixos e variáveis

Saiba quais são os custos fixos e variáveis do seu supermercado, pois, o valor dos produtos deve cobrir esses gastos para que a empresa não tenha prejuízos e possa cumprir com todos os compromissos financeiros.

Os custos fixos são aqueles menos suscetíveis a apresentar variações devido ao aumento ou redução do desempenho mensal, por exemplo, contas de energia e água, aluguel, despesas administrativas e afins. Já os custos variáveis estão relacionados diretamente ao volume de vendas, ou seja, dependem da demanda de cada mês.

Assim, para precificar um produto é importante levar em consideração todas as despesas que vão desde a compra de matéria-prima ao pagamento dos funcionários.

Defina a sua margem de lucro

Determinar a margem de lucro é fundamental, visto que o valor ideal deve cobrir as despesas e trazer lucro para que a empresa além de sobreviver, possa também crescer. Pensando assim, nos produtos com alta demanda a margem de lucro pode ser diferente da aplicada nos demais itens a venda.

Contudo, para chegar no lucro certo é preciso realizar análises coerentes, pois, não existe uma margem de lucro que sirva para todos os tipos de negócios.

Conheça os preços da concorrência

Observe os preços praticados pela concorrência, avalie se os preços deles são competitivos e de que forma estão trabalhando para atrair o público. Vale destacar que não é necessário trabalhar com valores abaixo dos oferecidos por eles, pois, isso pode afetar o seu faturamento e rentabilidade.

Se o valor do produto for muito baixo pode comprometer o fluxo de caixa e se for alto pode afastar os clientes. Desta forma, entrar em uma briga de preços não deve ser uma opção, o ideal é encontrar um equilíbrio e em determinados momentos trabalhar com ações pontuais como promoções e ofertas para se destacar.

Mantenha o cadastro de produtos atualizado

O cadastro de produtos é muito importante para a precificação, ele consiste em um sistema de armazenamento que contém informações detalhadas sobre todos os itens vendidos, bem como a carga tributária que, por sua vez, ultrapassa o índice de 30% na maioria dos produtos, por isso deve ser considerada para formar o preço final de venda. Vale lembrar que o cadastro de produtos não serve apenas para tributação.

Uma consultoria especializada para auxiliar na precificação dos produtos

A MG Contécnica é uma empresa de contabilidade especializada em supermercados, por isso é capaz de oferecer serviços focados nesse segmento, incluindo consultoria sobre a precificação adequada, melhor disposição dos produtos, redução de impostos, cadastro de produtos e muito mais.

Não perca tempo, entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma reunião. Venha fazer parte de uma das maiores contabilidades do Brasil e garanta o sucesso da sua empresa.

 

    Quer falar com um especialista sobre o assunto ou ter outras informações?Preencha o formulário abaixo e esteja 100% atualizado.

    Nome*

    E-mail*

    Empresa*

    Cargo


    MG WEB CONTÁBIL E FISCAL

    Faça seu login na Web Fiscal Contábil da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões relacionadas ao Departamento Fiscal, Sistema Cadastral e Downloads de Materiais exclusivos para clientes.

    MG WEB DEPTO. PESSOAL

    Faça seu login na Web DP da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões do Departamento Pessoal.

    Descrição da vaga

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.