Estratégias para fidelizar clientes nos supermercados

A presença dos clientes nos supermercados não é um problema, visto que nesses estabelecimentos são vendidos produtos essenciais para a sobrevivência e sempre terão pessoas comprando. No entanto, a fidelização do público é difícil de ser alcançada, mesmo sendo muito importante para o futuro do negócio.

Um cliente fiel compra com mais frequência no supermercado e está disposto, muitas vezes, a pagar mais caro por um produto se bem atendido, além de ajudar na divulgação do estabelecimento, pois, quando está satisfeito compartilha suas experiências positivas com amigos, familiares e afins. O mesmo acontece quando o atendimento é ruim, por isso, é preciso tomar cuidado com a opinião dos consumidores e investir em ações de fidelização.

Pensando nisso, com o apoio dos nossos contadores experientes que realizam um serviço de imersão dentro dos supermercados para entender suas necessidades e elaborar soluções de melhoria, elaboramos algumas estratégias de fidelização que podem ser úteis aí no seu negócio, confira abaixo:

Defina qual o público alvo e direcione suas ações a essas pessoas

Para começar, é fundamental estabelecer qual o público que deseja atingir, pois, de nada adianta direcionar suas estratégias de fidelização para moradores de outra cidade que não tem acesso fácil ao seu estabelecimento. É muito mais eficiente focar suas ações em consumidores mais propensos a se tornarem clientes do seu supermercado, por isso, realize pesquisas de mercado e conheça o público da sua região.

Ofereça um atendimento personalizado durante as compras

Boa parte dos clientes decide o que vai comprar quando já estão nas lojas, por isso, tenha uma boa disposição dos produtos, ofereça um ambiente limpo e organizado, se certifique que todos os itens vão ter precificação correta para que o consumidor não desista da compra por falta de informação e tenha vendedores treinados e qualificados, pois, caso sejam indelicados ou insistentes podem afastar os consumidores.

Crie ofertas e descontos especiais para clientes fiéis

Embora seja importante atrair novos clientes para o supermercado, é importante ter em mente que aqueles consumidores que já frequentam o estabelecimento merecem uma atenção especial, pois, os que compram repetidas vezes dão mais lucro do que os que costumam comprar esporadicamente. Pensando nisso, ofereça vantagens especiais para quem já é cliente, por exemplo, descontos na próxima compra ou brindes a cada quantidade de vezes que ele comprar no local.

Tenha canais de comunicação eficientes

Os canais de atendimento ajudam a estreitar os laços com os consumidores, pois, uma comunicação assertiva garante maior conversão e fidelização do cliente que, se sente ouvido e sabe que sempre que precisar de suporte do estabelecimento será bem atendido. Assim, é possível alinhar a comunicação por e-mail, telefone, site, redes sociais e outros para criar um atendimento personalizado e eficiente.

Desenvolva um programa de fidelidade para supermercados

Através de um programa de fidelidade é possível cadastrar clientes novos e antigos e manter um contato direto que vai criar um veículo de confiança e fazer com que eles prefiram comprar no estabelecimento. O programa de fidelização pode ser usado para informar sobre novidades, fazer sorteios e descontos especiais, enviar informações sobre horários e dias de atendimento e muito mais para incentivar os consumidores a comprar.

Conte com uma empresa de contabilidade eficiente para ajudar nas estratégias do seu supermercado

A MG Contécnica é uma das maiores empresas de contabilidade do país, com mais de 35 anos de atuação, desenvolveu expertise de mercado atendendo milhares de supermercados e pode ajudar o seu negócio a criar estratégias focadas em melhoria de resultados. Entre em contato para agendar uma reunião com especialista e ganhe um diagnóstico gratuito do seu supermercado.

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