Gestão e liderança: Os principais Indicadores de Performance no Varejo Supermercadista

O céu é o limite quando o assunto é indicador de performance. Muitos indicadores já foram criados e outros tantos ainda serão. Mas a pergunta é: Quais são os mais importantes? Quais são os indicadores que o dono de supermercado não pode perder de vista? Quais são os indicadores que precisam ser vistos com mais frequência?

Não é à toa que estes indicadores mais importantes são chamados de indicadores chaves de performance, ou os famosos KPI, abreviatura na língua inglesa. Pensando nisso, segue breve descrição dos indicadores de performance mais importantes no varejo supermercadista e também em muitos outros negócios:

  • Crescimento de vendas – mede a variação percentual da venda. Geralmente o período atual é comparado com o mesmo período do ano anterior.
  • Margem bruta – mede o percentual de margem sobre as vendas. Também chamado de margem PDV em percentual. A margem bruta em dinheiro é o resultado da venda, menos o custo das mercadorias vendidas, menos os impostos sobre vendas. Dividindo-se esta margem bruta em dinheiro, pela venda, teremos a margem bruta em percentual.
  • Margem comercial – parecida com a anterior, mas devem ser somados os acordos comerciais e subtraídos os custos logísticos (ou custos de distribuição) sem houverem (aplicável para empresas que têm o seu próprio centro de distribuição).
  • Competitividade – compara os preços de uma loja, com os de seus principais concorrentes e demonstra como ela se posiciona na sua praça de atuação.
  • Cobertura de estoque em dias – mede em quantidade de dias, quanto tempo os estoques vão demorar para se esgotarem.
  • Ruptura percentual – mede a quantidade de produtos ausentes das prateleiras.
  • Quebra de estoques – mede a perda com mercadorias, em percentual sobre as vendas.
  • EBITDA – É o lucro, antes do imposto de renda, contribuição social, depreciação e juros. Serve para medir a eficiência operacional do negócio, ou falando de outra forma, serve para medir quanto dinheiro o negócio consegue gerar.
  • Lucro Líquido – Esse é muito fácil de entender. Trata-se do percentual de lucro líquido gerado pelo negócio, depois de todos os impostos, juros e depreciação.

Produzir e acompanhar esses indicadores pode ser trabalhoso, mas somente isso não vai contribuir com a melhoria de performance da empresa, é importante também que a implantação e o monitoramento dos indicadores chave de performance venham acompanhados de atitudes e posturas, que vão fazer a performance da empresa melhorar.

Veja também o artigo sobre atitudes e posturas que vão melhorar sua performance.

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