ATIVAÇÃO DA VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS NO GOV.BR

Adicione uma camada extra de proteção para manter sua segurança digital, prevenir contra fraudes e invasores. A funcionalidade de verificação em duas etapas do GOV.BR é utilizada no processo de autenticação de login para trazer mais segurança e tranquilidade ao usuário.

O que é?

A verificação em duas etapas da conta GOV.BR é um recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para sua conta, também conhecida como duplo fator de autenticação, ou 2FA. Ao ativar esta funcionalidade, sempre que acessar algum serviço, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo GOV.BR. Assim, mesmo que um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao seu CPF e à sua senha, ou ao seu banco ou certificado digital, ele não poderá acessar a conta sem o código de acesso.

O que precisa?

Para utilizar o recurso de ativar ou desativar a verificação em duas etapas da sua conta GOV.BR a qualquer momento, é necessário possuir uma conta GOV.BR nível Prata ou Ouro.

Como ativar?

  • Acesse o seu aplicativo GOV.BR.
  • Em “Segurança da conta”, habilite a “Verificação em duas etapas” e pronto! Sua conta já está mais segura.
  • Quando acessar a sua conta GOV.BR será necessário gerar o código em seu aplicativo GOV.BR.
  • No seu aplicativo GOV.BR, gere um código de acesso e use esse código para acessar a sua conta.

Como baixar?

Ainda não tem o aplicativo GOV.BR? Será necessário instalar em seu dispositivo móvel e realizar o login nele com a sua conta GOV.BR. É nele que você vai gerar o código de acesso. Está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

Quais os riscos de não implementar?

  • Vulnerabilidade e ataques de força bruta: sem o 2FA, as contas são mais suscetíveis a ataques, nos quais invasores tentam diversas combinações de senhas para acessar uma conta.
  • Exposição a phishing e engenharia social: os usuários sem 2FA são mais propensos a cair em golpes de phishing, aqueles nos quais invasores enganam as vítimas para obter suas senhas.
  • Acesso não autorizado e roubo de dados: sem a camada adicional de proteção, as contas estão mais suscetíveis a acesso não autorizado e roubo de dados, o que pode resultar em sérias consequências financeiras e de privacidade.
  • Prejuízo à reputação: a falta de segurança adequada, ocasionada pela ausência de 2FA, pode prejudicar a reputação do órgão, resultando na perda de confiança dos cidadãos.

Quais os benefícios?

  • Segurança reforçada: o 2FA adiciona uma camada extra de segurança além das tradicionais senhas, tornando mais difícil para os invasores acessarem informações sensíveis.
  • Proteção contra acesso não autorizado: mesmo se a senha for comprometida, o acesso à conta ainda é protegido pelo segundo fator de autenticação, que geralmente é algo que apenas o usuário possui.
  • Redução de fraudes e roubos de identidade: o 2FA reduz significativamente o risco de fraudes e roubos de identidade pois, mesmo se as credenciais forem comprometidas, o invasor terá dificuldades em acessar a conta.
  • Conformidade com regulamentações de segurança: em muitos setores, a implementação é uma exigência regulatória para garantir a segurança dos dados e a proteção da privacidade do usuário.

 

Este comunicado tem apenas caráter informativo, não constitui Parecer ou Opinião Legal, e não substitui o texto publicado oficialmente. A aplicação do seu conteúdo deve ser com base no texto publicado no diário oficial, devendo ser analisado cada situação e operação isoladamente. Devido às particularidades de suas operações, contate o seu gerente de contas.

 

 

Consultoria Técnica,
MG Contécnica Contabilidade.

São Paulo, 24 de janeiro de 2025

 

 

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