Saiba como declarar no Imposto de Renda o Fundo de Investimento Imobiliário

O Imposto de Renda 2021 está chegando. Agendado para começar no dia 01/03 e se encerrando no dia 30/04 (a entrega da declaração de imposto de renda deste ano foi prorrogada para 31/05, confira o decreto clicando aqui). Sabendo disso e devido a sua complexidade na hora de preencher, uma vez que são muitos documentos e informações que precisam ser enviados para a Receita Federal. Entre as papeladas estão aquelas relacionadas ao Fundo de Investimento Imobiliário.

Acompanhe o passo a passo abaixo e faça a sua declaração da melhor forma:

Na situação de declarante, o contribuinte deve se atentar às informações com Fundo de investimentos Imobiliários.

O saldo relativo ao fundo imobiliário, na data de 31.12, deve ser lançado na ficha de “Bens e Direitos”, no código 73. Informar se o bem se refere ao titular ou ao dependente.

Na localização, selecione a opção “105 – Brasil “.

Informe o CNPJ do Fundo. No campo discriminação informe o número de cotas que possui, nome do Fundo, nome da Corretora de Valores e o valor total da posição.

Em situação em 31/12/20XX, deverá ser informado o valor total de aquisição dos fundos imobiliários que você tinha em sua carteira no último dia do ano.

Insira o valor de aquisição total das cotas que estão sendo declaradas, incluindo os custos operacionais, como taxas de corretagem e emolumentos.

Caso não tenha comprado ou vendido nenhuma cota adicional do fundo, basta clicar em “Repetir”.

No caso de proventos ou dividendos, como são isentos de imposto de renda para pessoa física, os valores devem ser declarados na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

– Informe se o beneficiário do rendimento é o titular ou dependente.

– Insira o CNPJ e nome da fonte pagadora.

Descreva o tipo de recebimento e informe o valor recebido.

As cotas de fundo de investimento não possuem nenhum tipo de isenção, de modo que todo lucro é tributado em 20%.

É preciso informar mês a mês todos os resultados que você obteve com a venda dos fundos. Conforme os dados são preenchidos, automaticamente vai sendo calculado o valor do imposto que deveria ser pago até o último dia útil do mês seguinte a operação.

Fique atento, se o valor for diferente do apurado, é sinal que restou algum valor a recolher.

A MG Contécnica Contabilidade está sempre atualizada com as notícias mais relevantes e que impactam o dia a dia do empresário, como é o Imposto de Renda.

 

    Quer falar com um especialista sobre o assunto ou ter outras informações?Preencha o formulário abaixo e esteja 100% atualizado.

    Nome*

    E-mail*

    Empresa*

    Cargo


    MG WEB CONTÁBIL E FISCAL

    Faça seu login na Web Fiscal Contábil da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões relacionadas ao Departamento Fiscal, Sistema Cadastral e Downloads de Materiais exclusivos para clientes.

    MG WEB DEPTO. PESSOAL

    Faça seu login na Web DP da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões do Departamento Pessoal.

    Descrição da vaga

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

    Logo
    Visão geral de privacidade

    O site da MG Contécnica usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.