Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido?

Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Você já sabe qual regime tributário adotar na sua empresa em 2020? Todos eles têm vantagens e desvantagens a serem consideradas e, para fazer a escolha certa, é preciso analisar o comportamento da empresa nos anos anteriores e, com a ajuda de um contador, prever o que enquadra-se melhor para o futuro.

Uma decisão errada pode significar o aumento de custos com tributos e taxas e, não queremos isso, certo? Portanto, se você quer conhecer o regime tributário mais apropriado para a realidade da sua empresa, continue lendo este conteúdo:

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido

O Simples Nacional surgiu com o intuito de diminuir a burocracia para micro e pequenas empresas na hora de pagar impostos. A tributação nesse regime é aplicada sobre o faturamento e não sobre o lucro, que pode variar em função da atividade e de acordo com a faixa de faturamento. Empresas que faturam até R$4,8 milhões por ano podem optar pelo Simples Nacional.

O Lucro Real não é indicado para empresas com lucro variável. A tributação incide sobre o lucro efetivo mensal ou trimestral da empresa, sendo assim, não há possibilidade de pagamento superior ou inferior ao que é devido. Nesse regime incidem o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) de 15% e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que varia entre 9% a 12%. A vantagem é que se não houver lucro, não haverá IRPJ e CSLL.

Quando uma empresa excede o limite de faturamento permitido pelo Simples Nacional, pode ser indicado a apuração através do Lucro Presumido. Uma das vantagens desse regime são as alíquotas pré-fixadas, que trazem facilidade na hora de calcular impostos, além disso, caso a média de lucro da empresa seja maior do que a média nacional, a empresa paga a mesma quantidade de impostos de outras empresas que atuam no mesmo segmento.

Contudo, quem optar pelo Lucro Presumido corre o risco de pagar mais impostos do que se deve, caso as margens de lucro sejam menores do que as estabelecidas pela legislação.

São tantas questões a serem consideradas, que a presença de um contador torna-se fundamental na hora de escolher entre o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Se você quer adotar o regime mais apropriado para a realidade da sua empresa, fale com um consultor contábil.

MG WEB CONTÁBIL E FISCAL

Faça seu login na Web Fiscal Contábil da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões relacionadas ao Departamento Fiscal, Sistema Cadastral e Downloads de Materiais exclusivos para clientes.

MG WEB DEPTO. PESSOAL

Faça seu login na Web DP da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões do Departamento Pessoal.

Descrição da vaga