Você já fez o planejamento tributário da sua empresa para 2020?

Os últimos meses do ano são estratégicos para empresas que querem ter lucratividade, reduzir custos e ganhar mais fôlego para o próximo ano fiscal. É o momento de traçar estratégias e preparar o planejamento tributário com base em uma das opções de regime de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Não é possível alterar decisões estratégicas várias vezes durante o ano, por isso, a mudança de regime tributário só pode ser feita no período de transição entre exercícios, que acontece na virada do ano. Para isso, o empresário e o contador devem ter em mãos as previsões de faturamento da empresa, despesas, margem de lucro, além de outros elementos relevantes para tomada de decisão.

Quando a mudança de regime tributária é necessária?

O regime tributário praticado por uma empresa determina se os resultados dela serão positivos ou negativos. Um negócio que está vinculado desde o início das operações a um determinado modelo de tributação acaba se acomodando e, muitas vezes, não percebe que outra alternativa de regime seria melhor para a empresa naquele ano fiscal.

A partir da análise do comportamento de um exercício fiscal, o contador consegue prever o que enquadra-se melhor. Ele identifica oportunidades de redução de custos tributários, aproveitamento de incentivos fiscais, entre outros. Ou seja, é possível pagar menos impostos e trabalhar na legalidade dento do regime mais apropriado para a realidade da empresa.

Como saber qual é a melhor alternativa para o meu negócio?

Embora falar em regime tributário não seja uma tarefa muito fácil, é pauta obrigatória para todo empresário que quer garantir a saúde financeira do seu negócio. E, em tempos onde a redução de custos é o principal foco das empresas, a escolha do regime tributário mais adequado torna-se fundamental para a sobrevivência da empresa.

Talvez você não saiba, mas a escolha do regime tributário influencia em quanto a empresa desembolsa para o pagamento de impostos. Uma decisão errada pode significar o aumento de custos com tributos e taxas.

Além disso, ao fazer a escolha do regime tributário, só é possível alterar novamente no ano seguinte. Por isso, é importante contar com um contador experiente para analisar as exigências de cada regime e qual enquadra-se melhor à realidade da empresa naquele ano fiscal.

Ainda está com dúvidas e precisa do suporte de um escritório de contabilidade? Fale com um consultor contábil.

MG WEB CONTÁBIL E FISCAL

Faça seu login na Web Fiscal Contábil da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões relacionadas ao Departamento Fiscal, Sistema Cadastral e Downloads de Materiais exclusivos para clientes.

MG WEB DEPTO. PESSOAL

Faça seu login na Web DP da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões do Departamento Pessoal.

Descrição da vaga